-
Arquitetos: Estudio Flume
- Área: 240 m²
- Ano: 2018
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Estudio Flume concluiu recentemente a sede da Associação dos Apicultores de Canaã dos Carajás, na Amazônia brasileira. O projeto faz parte de uma estratégia socioeconômica e ambiental com o objetivo de desenvolver negócios locais autossustentáveis que possam auxiliar na recuperação da floresta tropical, face ao desmatamento e exploração da terra.
O projeto, localiza-se em Canaã dos Carajás, no Estado do Pará - Brasil. Consiste num espaço para processamento do mel, coletado pela cooperativa de apicultores, formada por 53 produtores rurais locais.
O terreno em declive, com aproximadamente sete metros de desnível, exigiria movimentação de terra considerável, além do grande afloramento de rochas, encarecendo a obra. Portanto, optamos pela suspenção da laje de concreto sob pilotis, que se ajustava ao orçamento, além de beneficiar a ventilação natural da edificação.
A orientação da Casa do Mel levou em consideração o clima local, de forte incidência solar, priorizando o conforto térmico e a iluminação natural das áreas de trabalho. Os espaços com maior tempo de permanência, como as salas de processamento de mel, localizam-se à face leste, recebendo a luz solar da manhã.
A fachada foi executada com blocos de concreto e elementos vazados, permitindo a ventilação cruzada e regulando os níveis de incidência solar, mantendo a salubridade dos ambientes.
A elevação do piso em relação ao solo, bem como a cobertura dupla, garantem um fluxo contínuo de ar (bolsões de ar), gerando maior conforto térmico ao edifício, reforçado pelas áreas de sombreamento das varandas.
O projeto incorpora técnicas de permacultura, como o círculo de bananeiras (método utilizado no tratamento de “águas cinzas”, evitando a contaminação do solo), o biodigestor (tratamento de resíduos orgânicos, produzindo adubo e composto orgânico), além da coleta de água da chuva, direcionada ao reuso nos banheiros.